quarta-feira, 25 de abril de 2012

2ª Expo Orquideas de Cataguases

Nossa segunda expo vai se realizar nos dias 28,29,30/09 na sede do Lions Club,,na Avenida Humberto Mauro em CataguasesEstão todos convidados

Temos a grata noticia que a COPEMATA irá dar apoio á nossa expo.Ja estão definidos como patrocinadores Laboratorio Dr.Euler, Drogaria Economica, Papelaria Kafka,Poção Magica-Boticario,

Como diz a Flavia este ano vai ser na garra.Estamos esperando a presença de varias cidades como espositoras e ja estão confirmados o Marcio Silveira.o Geraldo Magela Fonseca e o Alcino Fraga como juizes.

Este ano a nossa meta é de de ter em torno de 4.000 visitantes.Nossa Associação vai trabalhar bastante para que issso aconteça.

sábado, 21 de abril de 2012

Cattleya walkeriana Tipo "Carola"



Esta planta veio do Geraldo Magela de Divinópolis é uma linda planta e esta muito pequea ainda.É sua primeira floração após o plantio do corte,deve melhorar muito ainda.É uma planta vencedora de varias exposições. 

Cattleya walkeriana Tipo "Ipiranga"



Esta veio do amigo Sano é uma linda Tipo.

BLC George King "Serendipity"





Esta planta é bem antiga.Veio do Orchidcastle e tem uma forma espetacular,sua pétalas e  sépalas formam uma bela flor,seu tamanho é descomunal e este ano de 2012 sua floração foi muito boa,com 5 flores em duas frentes.Tenho um outro vazo que fiz de um corte deste que tambem está para florir.Hoje estas hibridos que fizeram sucesso a alguns anos ja não apresentam a mesma forma,acho que os meristemas ja estão um pouco deteriorados,as flores vem com alguns defeitos e com formas piores.

Cattleya walkeriana Tipo "2001"


Planta veio de Divinópolis,flor muito grande e bonita.Curiosamente esta plantada em um tubop de PVC todo furado e cheio de brita casca de pinus e carvão.Esta indo bem portanto não mexi para modificar este plantio.Vou fazer um corte e aí irei coloca la em um cachepó com brita.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ascda Sweet Pea "Ruby"


Esta linda ascocenda veio do Oriental em 2011.Sua primerira floração (foto 2) foi em 2011 e a segunda neste ano de 2012(foto 1)A cor dela é sensacional,alem de ter ótima forma

Cattleya walkeriana Alba"Itaguara"



Esta veio de Divinópolis,foi do amigo Geraldo.Sua primeira floração aqui em casa acho que vai melhorar bem,pois o corte ainda é muito pequeno e com pouco tempo no meu cultivo.

C.walkeriana Semi Alba "Estrela do Sano"



Esta planta veio do Sano,ja foi descrita aqui anteriormente e a cada florada melhora sua forma e aumenta seu tamanho.O Edsom me disse que tem puanani nela acho provavel,Tokyo é que não tem pois ela é totalmente branca sem aquelas nuances rosa que a tokyo passa a seus filhos.è uma pura semi alba sem flameados e sem qualquer traço de ser fantasia.

Cattleya labiata Semi Alba "Flavinho"



Comprei a nos uns sidlings la do Carlos Gomes.Este cruzamento não me lembro qual é,sei que tem semi alba Kawasaki nele.Foi o primeiro que floriu aqui e superou minhas espectativas a flor é muito boa mesmo sendo sua primeira floração.O cultivar flavinho é em homenagem a meu filho o Xuxa. 

Cattleya Francis T.C. AU"Floralia's"



Esta planta veio do Orquidario Okabe como meristema da planta original.Floresce sempre no inicio do outono com flores enormes e boa forma.É um conjunto muito bonito.Estes hibridos antigos me enchem os olhos com tanta beleza.

Cattleya Priscila Ward "Verde"



Esta planta veio do Binot nos meados dos anos 90,vieram 2 plantas esta com a flor verde e uma outra com as flores marron.Tenho dúvida quanto ao cruzamento original ja tive as mais variadas respostas de varios orquidofilos pelo Brasil.A mais aceitável até agora é um cruzamento entre forbesii e granulosa pelas caracteristicas das flores e a parte vegatativa da planta acho a mais aceitável.É uma bifoliada com os peseudobulbos bem finos e com 40 cm de altura cresce lentamente mas floresce sempre.Caso alguem possa me esclarecer esta duvida quanto ao cruzamento pode postar a opnião.Esta planta é bem menor do que a outra que da flores marron,mas as flores desta são bem maiores e mais bonitas.

domingo, 8 de abril de 2012

BC Pastoral Inocence x BLC Nerto "PeVe"


Estas fotos são da expo de Carandaí onde esta planta estava exposta.É uma linda hibrida com uma excelente forma e apesar de ser sua primeira floração tinha quase 18 cm de envergadura.
Esta planta veio da Floralia a muitos anos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Oncidiun na Natureza


Oncodium varicosum



Oncidiun crispun

Sidilings de oncidiun varicosum


Estive no final de semana em Carandaí e vi em quase todas as árvores estes dois oncidiuns o varicosum e o crispum .Fui em uma fazenda proxima e em quase todas as arvores vi os oncidiuns.Em uma arvore vi tanbem florido o enderianum.O Tarcisio disse que eles são endemicos naquela região e a população ajuda
sidlings de menor tamanho
a presevar.Foi uma cena fantastica.O mais bonito era que as árvores estavam cheias de sidlings de varios tamanhos desde os muito pequenos ate aqueles qua ja estão proximo à floração

BLC Haw Yhon Moon X C.Chocolate Dropp



Planta bem entoucerada ja com muitos anos de cultivo.Veio de orquidario que tinha em Pindamonhangaba acho que era Reinaldo o nome da pessoa que me mandou.Floresce sempre com muitas frentes e sempre com muitas flores.Possui a forma da Chocolate Dropp mas uma coloração bem mais clara e com muito amarelo no labelo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cattleya walkeriana tipo "Loboda"


Planta bonita mas as pétalas viram um pouco para traz.è sempre a primeira a florir aqui no orquidario
sempre nos meados de março.Ganhei este corte do Sano.

Cattleya walkeriana Suave "Luiza"


Floração deste ano da Suave "Luiza" ainda tem quatro botões para abrir então novas fotos serão adicionadas.Esta planta ja foi descrita aqui anteriormente.

Cattleya walkeriana Tipo "Marcio Silveira"


Esta planta veio de Oliveira lá do Marcio que me cedeu um corte.As fotos não espelham e belesa desta planta pois ela tinha acabado de voltar de Carandaí e estavam bem cansadas da viagem.São flores grandes

entoucera rapidamente.